domingo, março 01, 2009

O lado obscuro de Guevara

Quem nunca trombou com uma pessoa que vestia uma camiseta em que estava estampada uma imagem do guerrilheiro socialista Ernesto "Che" Chevara? Isto é uma coisa muito comum. Não é para menos: Che Guevara tornou-se um símbolo; e como todo símbolo, ele é estampado, exposto e publicizado. É estampado, exposto e publicizado como tantos outros símbolos; como o 'M' do Macdonalds, por exemplo; ou então como a Cruz católica; ou ainda como a estrela de Davi. Enfim, o rosto de Che Guevara é cheio de significados.
Em geral as pessoas associam Che Guevara a uma atitude revolucionária; a uma postura contestadora do 'sistema capitalista', das 'injustiças sociais'. Guevara foi transformado em símbolo do inconformismo. E é assim que é mostrado. Em 4 anos, dois filmes sobre Che Guevara foram lançados. E em ambos ele é mostrado exatamente desta forma.
O primeiro, de 2004, chama-se Diários de Motocicleta, e foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles. O segundo, Che , é de 2008 e foi dirigido por Steven Soderbergh.
Em Diários de Motocicleta, Salles nos mostra um Guevara jovem e doente, mas aventureiro e destemido; um Guevara que viaja pela América do Sul com seu amigo em uma motocicleta, e que por entre tropeços e dramas típicos de um empreitada desse vulto, conhece a pobreza trágica de nosso continente, sofrendo com tal conhecimento uma profunda modificação.
Infelizmente ainda não assisti ao filme Che. Mas em um vídeo do youtube uma entrevista polêmica com Benicio del Toro - ator que interpreta Guevara neste filme - nos lança uma questâo: será que a imagem que nos foi passada de Che Guevara corresponde à realidade histórica? Será que ele foi o bom moço destemido e preocupado com as injustiças? Será que as virtudes que o transformaram em símbolo corresponde à realidade de Che Guevara?


Vai um endereço que comenta e transcreve partes da entrevista:http://olhodevidro.sertaofilmes.com/2009/01/30/benicio-del-toro-e-o-filme-che/

Assistam ao vídeo no endereço http://www.youtube.com/watch?v=IZGTV6FbBXM



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial